INESC-ID   Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa
   
 
   
>
 

Uso de listas de mail e fóruns de discussão públicos do INESC-ID

 
 

A utilização de fóruns de discussão e listas de mail do INESC-ID pressupõe que os utilizadores adiram a princípios éticos e de bom senso habituais neste tipo de espaços. Deste modo, não serão admitidos artigos:

  1. Injuriosos para o INESC-ID ou para qualquer pessoa, o que não implica a inexistência de artigos com críticas e expressão de opiniões negativas.
  2. Cujo único objetivo é provocar a ira dos leitores.
  3. De cariz racista, xenófobo ou de qualquer outro cariz discriminatório.
  4. Que estejam impropriamente etiquetados ou com um título errado, i.e., o artigo é sobre um assunto que não é consistente com o título ou com a etiqueta que o acompanha.
  5. De cariz comercial. De acordo com as normas gerais do INESC-ID, é estritamente interdita a utilização destes fóruns para fins comerciais ou de divulgação publicitária.
  6. A oferecer, gratuitamente ou não, acesso ilegal a documentos, software e documentação protegida por Copyright.
  7. Incorretamente escritos ou que não se perceba o conteúdo. Nestes casos, poderá ser pedido ao autor que re-submeta o artigo com o texto corrigido.
  8. Genericamente pede-se aos utilizadores que sigam as regras de etiqueta internacionalmente aceites para o envio de mails, e publicação de posts em portais e newsgroups (RFC 1855 Netiquette Guidelines)

Em caso de violação destas normas, o acesso do utilizador ao fórum poderá ser interdito pelos seus moderadores. O utilizador afetado deverá ser avisado desta interdição via e-mail, com uma mensagem enviada pelo moderador, onde deverá ser indicado o motivo da interdição e onde deverá ser incluída uma referência ou apontador para este documento. De sublinhar que, nestes casos, é expressamente proibido a utilização de subterfúgios para contornar esta interdição, como a inscrição no fórum sob nova identidade, caso que será tratado como uma violação grave das normas de utilização da rede informática do INESC-ID, passível de procedimento disciplinar.

Os utilizadores que se sintam prejudicados por qualquer decisão relativa à interdição de acesso poderão recorrer da decisão junto do seu responsável directo, junto da Coordenação da sua área científica, ou junto da Direcção do INESC-ID.